Vale a pena adiar o início da estação de monta se as vacas estão com escore corporal ruim?

Vale a pena adiar o início da estação de monta se as vacas estão com escore corporal ruim?

Embora esta seja a situação de muitos criadores em 2021 por conta dos dois anos seguidos de seca mais intensa e consequente piora na condição dos pastos, a resposta dada pelo médico veterinário, mestre e doutor em zootecnia, José Luiz Moraes Vasconcelos, mais conhecido como professor Zequinha, da Unesp de Botucatu, foi: NÃO e ainda destacou que este é o ano da IATF e alertou para "repercussão" da decisão de adiar o início do período reprodutivo

Após dois anos consecutivos com pouca chuva, estamos com pouca reserva de forragem e, consequentemente, os nossos animais estão com menor escore de condição corporal. Portanto esse ano é um ano de grande desafio na cria, pois a expectativa é que os resultados sejam inferiores aos dos anos tradicionais. Consequentemente esse ano o trabalho na cria tem que ser maior e quem quiser ser produtivo, tem que se preparar para trabalhar mais com eficiência reprodutiva, alertou Zequinha.

O pesquisador foi enfático com relação ao possível adiamento do início dos trabalhos de reprodução por conta do que ele chamou de “repercussão” desta decisão pelos próximos cinco ciclos na fazenda. “Não (vale a pena adiar)! Está aí algo que não se deve fazer. Se você adiar o início da estação de monta neste ano, nos anos subsequentes você vai ter que adiar porque você não vai mais ter vaca parindo no cedo. Então essa decisão, apesar de ser muito simples de ser tomada, […] a repercussão dela acontece nos próximos cinco anos, uma repercussão negativa. Então muito cuidado na decisão de atrasar o início da estação de monta. É melhor ter um resultado inferior esse ano do que inferior nos quatro anos subsequentes”, resumiu Zequinha.

O veterinário opinou ainda sobre o aumento no uso de protocolos de IATF ao longo dos últimos anos e recomendou que os criadores façam não faça apenas uma IATF, mas sim duas. Segundo o professor, é o ano de fazer mais IATF’s porque, na realidade, você está ajudando a aumentar a proporção de animais gestantes e pensando no seu negócio nos próximos cinco anos.

Portanto, não deixe para depois a escolha da genética que usará na sua estão de monta, temos várias opções em nossa bateria e uma equipe de profissionais aptos para auxiliá-lo nesta importante seleção.

Bora planejar sua estação de monta? Fale conosco pelos fones pelos fones 43 3315 3500 ou 43 99908-8928.

Segue o link da entrevista completa no portal Giro do Boi: https://bit.ly/3utJcWb.