Agro vai se sair muito bem da crise; mas restante do Brasil mergulhará em recessão

Agro vai se sair muito bem da crise; mas restante do Brasil mergulhará em recessão

Os números e as notícias mostram o tamanho do desastre econômico que dominará o mundo, após pandemia do coronavírus. O Brasil não ficará imune, e já está sendo duramente atingido. "O País mergulhará em profunda recessão", alerta Antônio da Luz, economista-chefe da FARSUL (Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul), e integrante da Pesquisa Focus, do Banco Central.

Mas para o agronegócio brasileiro o cenário é amplamente favorável. "O Agro BR se sairá muito bem da crise, enquanto outros setores da economia irão naufragar". Antônio da Luz diz mais: "o agroexportador vai vender como nunca, como já está acontecendo nas últimas semanas".

--"Fizemos uma opção de Estado num passado recente, que foi transformar o Brasil num pais agroexportador. Os fatos mostram que fizemos a escolha certa. Agora chegou o nosso momento, o mundo vai depender cada vez do Agro BR, e nossos produtores serão o sustentáculo da nossa economia".

Claro que os benefícios não alcançarão a todos. Enquanto o agronegócio ligado à exportação praticamente não dará conta da demanda, a agricultura voltada para o mercado interno enfrentará o recuo da demanda, e as consequências da recessão, do desemprego e da inflação.  Também para alguns setores mais organizados da agricultura interna - a cadeia do arroz, feijão, leite, frutas, por exemplo - a saída também será vender para fora. 

- "O resultado será a internalização dos dólares, que irrigará a economia. Não devemos nos enganar, alguns perderão, sim. Mas na sua maioria o Agro será talvez a única boa notícia que teremos daqui para frente, nesse mar de incertezas causadas pela recessão do coronavírus.

Veja entrevista completa em https://bit.ly/34d3czb. 

Fonte: Notícias Agrícolas